The Setup Brasil

Um monte de entrevistas nerds.

O que as pessoas usam para produzir seus conteúdos?

Ariel Martini

Ariel Martini

Fotógrafo Freelancer.

Quem é você, e o que você faz?

Sou fotógrafo freelance de shows e baladas, e também de outras coisas que pagam melhor. Fotografo muitos shows e as festas Tranquera, Santo Forte,Voodoohop, Squat Party, Maracutaia, Pop The Glock, Take a Ride, Capslock, Glow in The Dark, entre muitas outras. Contribuo às vezes para o coletivo I Hate Flash. Também estou começando com vídeos e sou computeiro semi-aposentado.

Que hardware você usa?

Atualmente estou trocando meu computador de casa. Será um PC com processador i7 2600k que eu mesmo vou montar: placa mãe MSI com chipset Z68, que vai me permitir usar os gráficos do processador dispensando a placa de vídeo, 16GB de memória DDR3, 2 discos Seagate de 2TB e um SSD OCZ Agility 3 de 120GB, que já instalei e mudou radicalmente a maneira que meu computador se comporta. Recomendo muito para qualquer pessoa usar um SSD para por o sistema operacional e programas. Tenho um monitor AOC 24” 1920x1200 e, depois de várias tentativas finalmente encontrei um sistema de som que me agradou 100%: um par de caixas ativas Yamaha HS50M, que também me ajudam ao editar vídeos. O teclado é Mitsumi e o mouse é o excelente Microsoft Comfort 6000. Tenho também um receptor de TV digital USB que funciona bem, mas normalmente não assisto TV.

Tenho um notebook que uso quase exclusivamente em viagens, um Lenovo Thinkpad Edge 11” com processador i3 380UM, 2GB de memória e 250GB de disco.

Minha câmera é uma Pentax K-5. Sim, uma Pentax! Tenho cerca de 10 lentes, mas as que mais uso são Pentax 10-17mm olho de peixe, Sigma 30mm f/1.4, Pentax D* 16-50mm f/2.8, Sigma 10-20mm, Pentax 100mm f/2.8 Macro 1:1 e Sigma 70-200mm f/2.8, que quebrou o motor, mas pretendo consertar em breve. Em viagens uso bastante a Tamron 18-200mm. O flash é o Pentax AF-540FGZ, sempre rebatido em um cartão branco gambiarra preso com elástico. Comprei a câmera há menos de um ano e já está com cerca de 50 mil atuações.

Não tenho smartfone, só um Nokia vagabundo que consegue acessar e-mail e internet, e pra mim está ótimo.

E que software?

Windows 7 Ultimate, Adobe Lightroom para importar e fazer o tratamento básico das fotos em RAW, e exportar pra JPG. Picasa para gerenciar as fotos. Photoshop para o tratamento fino. Premiere para vídeos. Irfanview pra ver as fotos. Dropbox pra compartilhar. Winamp pra ouvir música. Miranda pra conversar. Acronis True Image para backup. Chrome pra navegar. Gmail pra email. Meu site arielmartini.com é em Wordpress, baseado no tema Paomedia, mas completamente modificado. Também compartilho as fotos no Facebook, Google+ e no Flickr.

Qual o seu setup dos sonhos?

É esse que eu tenho mesmo. Talvez uma Canon 5D Mark II mais pra frente, mas realmente não sinto falta. Talvez um monitor 27” Dell ou Apple, mas estão muito caros e raros no Brasil ainda, e meu monitor é ótimo.

Uso Windows pois me acostumei nessa plataforma, como computeiro entendo como ele funciona e consigo resolver ou contornar todas suas esquisitices. É comum alguém me confrontar falando que eu deveria usar Mac. A discussão pode ser rápida ou (bem) demorada, mas sempre consigo refutar todos os argumentos e acaba em algo como “Ah… mas o Mac é mais bonito!”. É lindo, não tenho nada contra o Mac. Já usei Mac e é muito bom também, mas é muito mais caro que montar um computador comprando as peças separadas. Por isso continuo no PC.