The Setup Brasil

Um monte de entrevistas nerds.

O que as pessoas usam para produzir seus conteúdos?

Lucas Fragomeni

Lucas Fragomeni

Desenvolvedor. Fundador da Bebop.

Quem é você, e o que você faz?

Lucas Fragomeni, desenvolvedor de software e hardware, autodidata. Sou apaixonado por cinema e ficção científica, entusiasta da computação física e Internet das Coisas e, recentemente, venho adquirindo gosto por construir coisas com as próprias mãos.

Fundador da Bebop - Computação Criativa, empresa criada para me libertar da vida de funcionário/desenvolvedor de sistemas de cadastros monótonos, para que eu pudesse criar meus robôs e desenvolver novas formas de interação e arte com a tecnologia, formas mais em sintonia com nosso tempo.

Acredito que nosso mundo está no início de uma mudança radical no que concerne tecnologia, e que nós não temos ideia do que nos espera nos próximos 30 anos.

Que hardware você usa?

Para trabalhar uso um Macbook Pro 15” que carrego pra onde vou na minha inseparável mochila, junto com um iPad 2, que uso para sessões de brainstorming e para mostrar portfólio para clientes.

Para me comunicar uso um iPhone 4S recém adquirido, que deu lugar a um Samsung Galaxy S com Android, e estou esperando a entrega de um Pebble (um relógio/extensão do celular).

Como Media Center uso na sala de casa um PC tradicional, Intel Core 2 Duo, ligado à uma TV Panasonic de 42” com teclado/mouse sem fio Microsoft.

Para criar robôs e gadgets uso muitas Arduinos, componentes comprados na SparkFun, Adafruit e SeeedStudio, uma indispensável Dremel S300 e uma, também nova, parafusadeira Makita de 12V.

E que software?

No meu Macbook uso o Snow Leopard e no Media Center uso um Windows 7.

Para trabalhar uso no Mac OS o Pixelmator (edição de imagens), Sketchup (modelagem 3D), Fritzing (projetos de circuitos), uTorrent (cliente de torrent), Keynote (apresentações), Chrome (navegador).

Desenvolvo em Java, Processing, Wiring e Ruby, para os quais uso, respectivamente, Eclipse, Processing IDE/Eclipse, Arduino IDE/Eclipse e TextMate. Para controle de versão de software uso o Git no GitHub.

No iPad/iPhone uso Mindjet (Mapa Mental), Dropbox, Evernote (Notas Online), Orchestra (To-do List), Delicious (Bookmarks Online), SnapSeed (Edição de Imagens), Gmail (ninguém merece o app nativo do iPhone para email).

Qual o seu setup dos sonhos?

iMac de 27” para trabalhar, Macbook Air de 13” para carregar, Mac Mini para o Media Center, com áudio de 5.1 canais e compartilhamento de mídia (áudio e vídeo). :D

Casa toda automatizada, com uma rede de sensores inteligentes, presets configuráveis e controle via app no Tablet/Mobile/Pebble.

Oficina para carpintaria e serralheria com mesa de corte, parafusadeira, esmerilhadeira manual e de bancada, lixadeira, parafusadeira de bancada, compressor de ar, máquina de solda e muitas tomadas na bancada.