The Setup Brasil

Um monte de entrevistas nerds.

O que as pessoas usam para produzir seus conteúdos?

Lucas Rocha

Lucas Rocha

Hacker (GNOME e Mozilla).

Quem é você, e o que você faz?

Eu sou Lucas, soteropolitano, hacker, adepto do design minimalista, amante do jazz e da música brasileira, baterista e percussionista enferrujado, casado com Carol e pai de Julia. Sou graduado em Ciência da Computação e mestre em Cibercultura, ambos pela UFBA. Em 2006, me mudei para Espoo (Finlândia) onde morei por 2 anos e desde 2008 moro em Londres (Reino Unido). Já trabalhei na Nokia e na litl. Atualmente trabalho na Mozilla no desenvolvimento da versão do Firefox para smartphones e tablets. Sou entusiasta do software livre e da colaboração aberta na rede e contribuidor de longa data no projeto GNOME, onde já fiz um pouco de tudo.

Que hardware você usa?

Meu laptop pessoal é um Dell XPS M1330 que comprei em 2008. Ele tem bateria de 9 células (sou obcecado por autonomia), processador Intel Core 2 Duo, 2gb de memória e HD de 320gb. Nada demais, mas funciona bem.

Eu trabalho de casa e, como não tenho muito espaço físico, meu setup é relativamente simples. Tenho um Lenovo X220 com bateria de 9 células com processador Intel i5 quad-core, HD de 500gb e 4gb de memória. Conecto o laptop a um monitor Samsung de 24 polegadas. Para desenvolvimento do Firefox, tenho um smartphone Galaxy S e um tablet Galaxy Tab 10.1, ambos da Samsung. Uso internet a cabo de 50Mb/s pela Virgin Media.

Tenho um HD externo (NAS) de 1 terabyte da Western Digital My Book World Edition conectado diretamente à rede local que roda uns scripts que escrevi para backups automáticos de todos computadores da casa. Esse mesmo HD também funciona como servidor de mídia (músicas e vídeos) para outros computadores.

Uso o Kindle 3 para leitura e faz muito tempo que não compro um livro impresso. Tenho um iPod de 30gb que comprei em 2008 o qual uso raramente hoje em dia. Recentemente, vendi minha câmera Canon 50D para comprar uma Panasonic GF-2, que é excelente e muito mais compacta. Tenho um PlayStation 3 que uso ocasionalmente para jogar (FIFA, Call of Duty, LittleBigPlanet, etc) e principalmente para assistir filmes em Blu-ray. Na minha sala tem uma TV LCD de 40 polegadas da Samsung.

E que software?

Eu uso Linux tanto no laptop pessoal quanto no do trabalho. Usei por muito tempo o Ubuntu e recentemente passei a usar Fedora 15 com GNOME 3. Meu navegador web é o Firefox. Uso GMail para todas as minhas contas de email pois, sinceramente, acho que ainda não fizeram nada melhor. Sempre tenho de 2 a 5 janelas de terminal de comando abertas para programação. O vim é meu editor de texto para tudo. Uso Banshee e Spotify para ouvir música. Uso o meu próprio software, The Board, para criar notas e organizar idéias.

Uso Skype para reuniões de trabalho, GTalk para bate-papo com amigos e família e IRC com XChat para conversas diárias nas comunidades de software livre que participo (GNOME e Mozilla). Sou usuário assíduo de serviços web incluindo Twitter, Google+, Facebook, Flickr, Goodreads, Flattr, LinkedIn, entre outros. Meu blog roda WordPress, onde tenho uma pilha enorme de rascunhos de postagens que só cresce a cada dia. Armazeno o código-fonte dos meus projetos no Git do GNOME, Github ou no meu servidor privado, a depender da natureza do projeto.

Qual o seu setup dos sonhos?

Estou (quase) satisfeito com meu setup atual. Acho que um monitor extra de 24 polegadas seria legal para ter mais espaço de trabalho. Talvez eu queira substituir em breve meu HD externo (NAS) por algo mais rápido e robusto com tolerância a falhas e redundância de dados (RAID). Estou considerando comprar um headphone da Grado.

De maneira geral, o mundo seguramente seria muito melhor sem cabos e sem a necessidade de recarregar baterias. Meu setup dos sonhos seria 100% wireless e com autonomia ilimitada de energia. Mas acho que ainda vai demorar um tempinho para isso acontecer :-)