The Setup Brasil

Um monte de entrevistas nerds.

O que as pessoas usam para produzir seus conteúdos?

Marcelo Costa

Marcelo Costa

Jornalista, editor do Scream & Yell

Quem é você, e o que você faz?

Sou um jornalista de nascimento, mas formado em publicidade. Formei-me em 1998 em Taubaté, interior de São Paulo, e desde 1999 trabalho com jornalismo em São Paulo, tendo passado pelas redações do Notícias Populares, iG, UOL e Terra (entre outros). Já escrevi sobre música para as revistas Billboard e Rolling Stone, sobre turismo (rock and roll) para a UM, sobre cinema para a Pipoca Moderna e algumas coisas variadas para a GQ – além de dezenas de colaborações para vários sites. E faço tudo isso e mais um pouco no Scream & Yell, site derivado de um fanzine que criei com um amigo em 1996, que é o local em que exerço o que mais gosto: pensar cultura. Tudo o que você precisa saber sobre mim está lá no Scream & Yell. O site está no ar desde 2000.

Que hardware você usa?

Em casa temos (eu e Liliane Callegari, fotógrafa, arquiteta e esposa) um computador que foi montado atendendo as necessidades (mais dela do que minhas): HD espaçoso, placa de vídeo especial, coisas assim que eu mesmo não entendo tanto (e que já começa a pedir uma atualização). Acaba sendo um computador para os dois, e isso às vezes gera atrito. Ainda temos outro computador (mais antigo) parado no outro quarto, que usamos raramente. Para viajar comprei um netbook LG X120, que se mostrou um excelente parceiro para os relatos diários (incluindo edição de foto: antes eu usava uma Canon PowerShot S2 IS, mas agora troquei por uma Canon PowerShot SX30 IS). Meu celular é um LG KP570 Touch Screen. A última compra que sacudiu a nossa casa foi uma Multifuncional Lexmark S308. Devíamos ter comprado antes.

E que software?

Meu navegador é o Firefox (odeio o Explorer e ainda não descobri o Chrome). Indispensável para o meu dia a dia são o Photoshop CS3 (que estou usando apenas desde o ano passado depois de casar com o Photoshop 6 durante anos) e o Word. O bloco de notas quebra um galho enorme também. Coisas simples. Para ouvir e editar sons uso o MP3DirectCut e os conversores Free M4a to MP3 Converter e AMR to MP3 Converter (para converter os arquivos de áudio de entrevistas do celular). Ouço música no WMP, sempre logado na Last.FM, e após 16 anos de Hotmail, cedi e estou usando um email Gmail atualmente (mas o Hotmail ainda está na ativa). Tenho Twitter, Facebook, Flickr e Orkut, embora já não use o último com a mesma frequência dos três primeiros.

Qual o seu setup dos sonhos?

Um que não trave e nem perca o material em que você está trabalhando sem motivo aparente (trauma de jornalista: muita gente não tem ideia dos computadores que são usados nas redações do Brazilzil). Que esteja online todo o tempo (reconhecendo quando você troca de rede - principalmente em viagem) e que não gaste tanta energia (risos). E que armazene automaticamente tudo que é importante (no mundo virtual) num grande backup a prova de HDs partidos, computadores roubados, incêndios e alagamentos. A morte de um computador é uma tragédia moderna.