The Setup Brasil

Um monte de entrevistas nerds.

O que as pessoas usam para produzir seus conteúdos?

Pedro Axelrud

Pedro Axelrud

Desenvolvedor Ruby. Fundador da Engage. (Panop.it)

Quem é você, e o que você faz?

Sou desenvolvedor Ruby (apesar de hoje trabalhar mais no lado business), moro em Porto Alegre e tenho 21 anos. Fazia faculdade de engenharia da computação, mas agora passei pra economia.

Sou um dos fundadores da Engage (que faz o desenvolvimento e a estratégia de plataformas que envolvem engajamento de pessoas, como o Catarse), mas agora trabalho num spin-off dela, a Panop.it (que assumiu o Mailee.me, nosso SaaS de Email Marketing, e está trabalhando em mais algumas novidades).

Que hardware você usa?

Um MacBook (o primeiro com a construção unibody, que depois passou a se chamar MacBook Pro) 13” Core 2 Duo 2GHz. Ele veio com 2GB de ram e HD de 500GB, mas coloquei 8GB e tirei o drive de DVD pra ficar com o HD e mais um SSD de 60GB pro sistema operacional. Além dele tem o iPhone 4, que tá sempre comigo, e o iPad 2, que eu uso mais em casa e na faculdade.

E que software?

Para o Mac (com Lion): Sparrow (já tentei usar o Mail, mas acabava sempre voltando pro GMail mesmo, por enquanto estou gostando dele), Evernote (não consigo mais viver sem), Sublime Text (usava o TextMate, depois passei pro MacVim, agora o Sublime. De vez em quando ainda penso em voltar pro Vim), VirtualBox (pra rodar os ambientes dos apps quando estou programando), Messages, Dropbox (confesso que não usava muito, mas tem sido muito útil pra organizar o material da faculdade), iTerm e Git (coisalindadedeus).

Essa semana comecei a usar o Kuvva pra trocar o wallpaper do desktop diariamente. Tô gostando bastante, antes dele nada me convencia a tirar o wallpaper do Lion. Outro que descobri essa semana foi o CheatSheet, parece muito interessante mas ainda não peguei o hábito de usar.

Falando em apps web (SaaS): GitHub (repositório de todos os nossos códigos), Organizze (gerenciar meus gastos), UserVoice Helpdesk (suporte do Mailee.me), Google Apps, Pivotal Tracker, Flowdock (pra manter contato com toda a equipe) e testamos essa semana o Flow para organizar as tarefas.

No iOS, além dos clientes dos softwares que uso no Mac, uso também: Sparrow (merece citação especial, muito bom), Flipboard (vejo todos os dias pra ler as notícias), Kindle, Instapaper, Prompt, Khan Academy, Calendars (é mais completo que o calendário nativo, mas não é indispensável) e as revistas Wired e FastCompany.

Qual o seu setup dos sonhos?

Olha, na época que eu era mais novo e lia bastante sobre hardware (cheguei a escrever pro guiadohardware.net, tinha vários sonhos de consumo em hardware. Depois que migrei pro Mac perdi bastante o interesse nisso.

Aquela vontade de ficar montando máquinas com configurações mega rápidas, muitos discos e muito processamento foi saciada quando eu escolhia as configurações dos servidores dedicados da infraestrutura Mailee.me.

O meu MacBook teve um ganho impressionante de performance com o SSD. Essa máquina é de 2008, mas pretendo segurar ela mais uns 2 anos pelo menos. Já estou me preparando psicologicamente pra não sair correndo pra cima de um MacBook Pro com Retina Display quando lançar, mas vai ser difícil. O iPad 2 e o iPhone 4 eu também gostaria de segurar mais um tempo, o problema vai ser se algum deles tiver um grande update.

Sou apaixonado por caixas de som e amplificadores de verdade, um dia ainda quero montar um sistema 2.1 com caixas bookshelf (ou até torres se tiver espaço). Vamos sonhando com umas JBL, Jamo, Klipsch, algo assim, plugadas num Marantz ou num Harman Kardon. O problema aí é que a brincadeira vai ficando cara :)

Já que é pra falar em sonho pode botar na conta também um Cinema Display, ou até dois mesmo. Eles ficam lindos um do lado do outro com um teclado wireless da apple e um magic trackpad.