The Setup Brasil

Um monte de entrevistas nerds.

O que as pessoas usam para produzir seus conteúdos?

Rafael Costacurta

Rafael Costacurta

Empreendedor e administrador (Restaurantes Marietta).

Quem é você, e o que você faz?

Meu nome é Rafael Costacurta e trabalho com minha família na rede de restaurantes e lanchonetes Marietta. Sou, entre outras coisas, responsável pela comunicação da empresa e treinamento e seleção de bebidas.

Que hardware você usa?

Como estou sempre rodando entre as lojas, utilizo um conjunto de ferramentas que me permitam a maior mobilidade possível.

Meu computador é um Macbook Pro de 13” que eu carrego pra cima e pra baixo numa mochila Ogio. Porém, minhas costas já estão começando a reclamar!

Quando estou no escritório uso o MacBook ligado a um monitor HP LCD 17” qualquer que sobrou da compra de algum computador para as lojas. Além de um teclado Apple com fio, por causa do teclado numérico, e um mouse Microsoft que está bem perto de ser trocado por um Magic Trackpad.

Como aqui na empresa utilizamos Nextel, estou com um Motorola i1. O sistema Android 1.5 dele teve de ser altamente modificado pra funcionar em redes iDen, mas o negócio não foi bem feito e o celular, além de ser bem lento (hardware fraco), é cheio de bugs e a bateria é muito ruim também. Não gostei e não recomendo pra ninguém. Além dele tenho um iPhone 4, que utilizo bastante para trabalhar quando estou longe do computador.

E que software?

No Macbook eu utilizo o browser Chrome, mas ainda não o considero o browser perfeito. Para ler os emails do domínio @marietta.com.br eu utilizo o Postbox. Apesar de ser pago e um pouco pesado, ele está muito na frente do Mail do MacOsX. Quando escrevi este post, tinha atualizado o Mac Os X para o Lion havia apenas 1 semana e ainda não utilizei o Mail novo para ver se ele está melhor.

Para gerenciar minhas tarefas e projetos uso o OmniFocus, porém ele tem um interface um pouco complicada, e acredito não utilizar nem 40% do que o software oferece. Se fosse hoje talvez eu desse mais atenção ao Things, que parece bem mais simples. De qualquer forma não viveria sem um bom programa de gerenciamento de tarefas.

Eu também utlizo bastante o Pages, o Excel e o Bento como banco de dados. Para guardar anotações, ideias e textos utilizo o Evernote. Utilizo também PixelMator para editar fotos ocasionalmente. Utilizo o 1password para gerenciar minhas senhas. Dropbox para backup de alguns arquivos que utilizo pro trabalho. Além de Ical, Agenda, iTunes e etc…

Webapps: para algumas coisas eu utilizo Google Docs. SocialOomph para agendar os tweets do Marietta. Mailchimp para o Mailing do Marietta. Bit.ly como encurtador de URL.

No Iphone, utilizo bastante o Omnifocus, sincronizado com a versão Mac pela nuvem via um serviço da prórpia Omni Group. É otimo! Tenho também as versões para iOS do 1password, Bento, Evernote e Dropbox. O Twitter para iOS é razoável. Para ler RSS utilizo o MobileRSS, o considero o mais completo e é gratuito. Troquei a calculadora padrão pela CalcBot. O calendário padrão troquei pelo Calvetica, que comprei no impulso e ainda não sei se valeu a pena. E tenho uma tonelada de joguinhos e outros apps instaldos, alguns úteis, outros menos.

Desisti de utilizar o i1 como um smartphone e o utilizo apenas para fazer ligações e ver e-mais, visto que ele tem Push nativo pro Gmail, e pelo menos isso funciona bem. Então nem sei mais quais apps eu tenho instalados lá.

Qual o seu setup dos sonhos?

Meu setup dos sonhos seria um Macbook (muito) mais leve, mais rápido, e com bateria que durasse um dia inteiro de uso intensivo. Smartphones com baterias mais duráveis, mais rápidos e feitos de algum material que eu sentisse confiança de utilizá-los sem essas capas protetoras seria excelente também. E por último, conexões com a internet mais rápidas, principalmente no celular, mais estáveis e mais presentes também seriam ideais.