The Setup Brasil

Um monte de entrevistas nerds.

O que as pessoas usam para produzir seus conteúdos?

Zeh Fernando

Zeh Fernando

Desenvolvedor Sênior (Firstborn).

Quem é você, e o que você faz?

Meu nome é Zeh Fernando, e sou desenvolvedor na Firstborn. Nasci em São Paulo. Trabalho com programação visual desde 94. Trabalhei com agências bem bacanas como Grafikonstruct e Grïngo no passado como desenvolvedor Flash, e fiz algumas bibliotecas de código razoavelmente populares há um tempo atrás (MC Tween e Tweener).

Já trabalhei uma época como designer, então meu trabalho geralmente é sempre como suporte para resultados mais visuais. Hoje em dia trabalho como desenvolvedor Flash - algo que faço há, sei lá, 10 anos - mas também como desenvolvedor de aplicativos Android nativos e HTML/Javascript. Meus trabalhos mais experimentais são sempre mais focados em design.

Que hardware você usa?

No geral, PCs com Windows; já meu laptop pessoal roda com Ubuntu. Meu celular usa Android. Tenho alguns iPods para testes.

E que software?

Photoshop e Illustrator são dois programas que já estão gravados de forma indelével na minha mente. Pra desenvolvimento, uso FDT (para ActionScript), Eclipse (para Android) ou Notepad++ (para todo o resto). Para a web, Chrome. Para IM, Miranda. Para ouvir música, Winamp. Para edição de planilhas, apresentações e texto, LibreOffice ou Google Docs. Para som, Audacity. Para vídeo, After Effects e VirtualDub. Para visualização de imagens, XnView. E por aí vai.

Qual o seu setup dos sonhos?

Um computador bom, com no mínimo dois monitores (um deles grande), e uma boa conexão à Internet. Principalmente porque gosto de jogar jogos FPS online.

A coisa engraçada do meu setup é que eu sempre faço questão de ter sempre o mesmo tipo de teclado e mouse em casa e no trabalho (não gosto de trocar entre dois tipos de periféricos). Como teclado eu prefiro um mais físico, com boa pressão nas teclas (apesar de não usar teclados de molas), e com tecla “ENTER” grande - o tipo de teclado que era extremamente comum antigamente mas que hoje em dia é raramente encontrado, a ponto de todo mundo se surpreender com meu teclado quando se deparam com ele (é um tijolão branco). Pra mouse, prefiro os mouses Microsoft.