The Setup Brasil http://usaisso.com/ 2012-09-04T00:00:00-03:00 Marco Pessoa Pedro Axelrud http://usaisso.com/entrevista/pedro-axelrud 2012-09-04T00:00:00-03:00 2012-09-04T00:00:00-03:00

Pedro Axelrud

Quem é você, e o que você faz?

Sou desenvolvedor Ruby (apesar de hoje trabalhar mais no lado business), moro em Porto Alegre e tenho 21 anos. Fazia faculdade de engenharia da computação, mas agora passei pra economia.

Sou um dos fundadores da Engage (que faz o desenvolvimento e a estratégia de plataformas que envolvem engajamento de pessoas, como o Catarse), mas agora trabalho num spin-off dela, a Panop.it (que assumiu o Mailee.me, nosso SaaS de Email Marketing, e está trabalhando em mais algumas novidades).

Que hardware você usa?

Um MacBook (o primeiro com a construção unibody, que depois passou a se chamar MacBook Pro) 13” Core 2 Duo 2GHz. Ele veio com 2GB de ram e HD de 500GB, mas coloquei 8GB e tirei o drive de DVD pra ficar com o HD e mais um SSD de 60GB pro sistema operacional. Além dele tem o iPhone 4, que tá sempre comigo, e o iPad 2, que eu uso mais em casa e na faculdade.

E que software?

Para o Mac (com Lion): Sparrow (já tentei usar o Mail, mas acabava sempre voltando pro GMail mesmo, por enquanto estou gostando dele), Evernote (não consigo mais viver sem), Sublime Text (usava o TextMate, depois passei pro MacVim, agora o Sublime. De vez em quando ainda penso em voltar pro Vim), VirtualBox (pra rodar os ambientes dos apps quando estou programando), Messages, Dropbox (confesso que não usava muito, mas tem sido muito útil pra organizar o material da faculdade), iTerm e Git (coisalindadedeus).

Essa semana comecei a usar o Kuvva pra trocar o wallpaper do desktop diariamente. Tô gostando bastante, antes dele nada me convencia a tirar o wallpaper do Lion. Outro que descobri essa semana foi o CheatSheet, parece muito interessante mas ainda não peguei o hábito de usar.

Falando em apps web (SaaS): GitHub (repositório de todos os nossos códigos), Organizze (gerenciar meus gastos), UserVoice Helpdesk (suporte do Mailee.me), Google Apps, Pivotal Tracker, Flowdock (pra manter contato com toda a equipe) e testamos essa semana o Flow para organizar as tarefas.

No iOS, além dos clientes dos softwares que uso no Mac, uso também: Sparrow (merece citação especial, muito bom), Flipboard (vejo todos os dias pra ler as notícias), Kindle, Instapaper, Prompt, Khan Academy, Calendars (é mais completo que o calendário nativo, mas não é indispensável) e as revistas Wired e FastCompany.

Qual o seu setup dos sonhos?

Olha, na época que eu era mais novo e lia bastante sobre hardware (cheguei a escrever pro guiadohardware.net, tinha vários sonhos de consumo em hardware. Depois que migrei pro Mac perdi bastante o interesse nisso.

Aquela vontade de ficar montando máquinas com configurações mega rápidas, muitos discos e muito processamento foi saciada quando eu escolhia as configurações dos servidores dedicados da infraestrutura Mailee.me.

O meu MacBook teve um ganho impressionante de performance com o SSD. Essa máquina é de 2008, mas pretendo segurar ela mais uns 2 anos pelo menos. Já estou me preparando psicologicamente pra não sair correndo pra cima de um MacBook Pro com Retina Display quando lançar, mas vai ser difícil. O iPad 2 e o iPhone 4 eu também gostaria de segurar mais um tempo, o problema vai ser se algum deles tiver um grande update.

Sou apaixonado por caixas de som e amplificadores de verdade, um dia ainda quero montar um sistema 2.1 com caixas bookshelf (ou até torres se tiver espaço). Vamos sonhando com umas JBL, Jamo, Klipsch, algo assim, plugadas num Marantz ou num Harman Kardon. O problema aí é que a brincadeira vai ficando cara :)

Já que é pra falar em sonho pode botar na conta também um Cinema Display, ou até dois mesmo. Eles ficam lindos um do lado do outro com um teclado wireless da apple e um magic trackpad.

Lucas Fragomeni http://usaisso.com/entrevista/lucas-fragomeni 2012-08-01T00:00:00-03:00 2012-08-01T00:00:00-03:00

Lucas Fragomeni

Quem é você, e o que você faz?

Lucas Fragomeni, desenvolvedor de software e hardware, autodidata. Sou apaixonado por cinema e ficção científica, entusiasta da computação física e Internet das Coisas e, recentemente, venho adquirindo gosto por construir coisas com as próprias mãos.

Fundador da Bebop - Computação Criativa, empresa criada para me libertar da vida de funcionário/desenvolvedor de sistemas de cadastros monótonos, para que eu pudesse criar meus robôs e desenvolver novas formas de interação e arte com a tecnologia, formas mais em sintonia com nosso tempo.

Acredito que nosso mundo está no início de uma mudança radical no que concerne tecnologia, e que nós não temos ideia do que nos espera nos próximos 30 anos.

Que hardware você usa?

Para trabalhar uso um Macbook Pro 15” que carrego pra onde vou na minha inseparável mochila, junto com um iPad 2, que uso para sessões de brainstorming e para mostrar portfólio para clientes.

Para me comunicar uso um iPhone 4S recém adquirido, que deu lugar a um Samsung Galaxy S com Android, e estou esperando a entrega de um Pebble (um relógio/extensão do celular).

Como Media Center uso na sala de casa um PC tradicional, Intel Core 2 Duo, ligado à uma TV Panasonic de 42” com teclado/mouse sem fio Microsoft.

Para criar robôs e gadgets uso muitas Arduinos, componentes comprados na SparkFun, Adafruit e SeeedStudio, uma indispensável Dremel S300 e uma, também nova, parafusadeira Makita de 12V.

E que software?

No meu Macbook uso o Snow Leopard e no Media Center uso um Windows 7.

Para trabalhar uso no Mac OS o Pixelmator (edição de imagens), Sketchup (modelagem 3D), Fritzing (projetos de circuitos), uTorrent (cliente de torrent), Keynote (apresentações), Chrome (navegador).

Desenvolvo em Java, Processing, Wiring e Ruby, para os quais uso, respectivamente, Eclipse, Processing IDE/Eclipse, Arduino IDE/Eclipse e TextMate. Para controle de versão de software uso o Git no GitHub.

No iPad/iPhone uso Mindjet (Mapa Mental), Dropbox, Evernote (Notas Online), Orchestra (To-do List), Delicious (Bookmarks Online), SnapSeed (Edição de Imagens), Gmail (ninguém merece o app nativo do iPhone para email).

Qual o seu setup dos sonhos?

iMac de 27” para trabalhar, Macbook Air de 13” para carregar, Mac Mini para o Media Center, com áudio de 5.1 canais e compartilhamento de mídia (áudio e vídeo). :D

Casa toda automatizada, com uma rede de sensores inteligentes, presets configuráveis e controle via app no Tablet/Mobile/Pebble.

Oficina para carpintaria e serralheria com mesa de corte, parafusadeira, esmerilhadeira manual e de bancada, lixadeira, parafusadeira de bancada, compressor de ar, máquina de solda e muitas tomadas na bancada.

Zeh Fernando http://usaisso.com/entrevista/zeh-fernando 2012-06-14T00:00:00-03:00 2012-06-14T00:00:00-03:00

Zeh Fernando

Quem é você, e o que você faz?

Meu nome é Zeh Fernando, e sou desenvolvedor na Firstborn. Nasci em São Paulo. Trabalho com programação visual desde 94. Trabalhei com agências bem bacanas como Grafikonstruct e Grïngo no passado como desenvolvedor Flash, e fiz algumas bibliotecas de código razoavelmente populares há um tempo atrás (MC Tween e Tweener).

Já trabalhei uma época como designer, então meu trabalho geralmente é sempre como suporte para resultados mais visuais. Hoje em dia trabalho como desenvolvedor Flash - algo que faço há, sei lá, 10 anos - mas também como desenvolvedor de aplicativos Android nativos e HTML/Javascript. Meus trabalhos mais experimentais são sempre mais focados em design.

Que hardware você usa?

No geral, PCs com Windows; já meu laptop pessoal roda com Ubuntu. Meu celular usa Android. Tenho alguns iPods para testes.

E que software?

Photoshop e Illustrator são dois programas que já estão gravados de forma indelével na minha mente. Pra desenvolvimento, uso FDT (para ActionScript), Eclipse (para Android) ou Notepad++ (para todo o resto). Para a web, Chrome. Para IM, Miranda. Para ouvir música, Winamp. Para edição de planilhas, apresentações e texto, LibreOffice ou Google Docs. Para som, Audacity. Para vídeo, After Effects e VirtualDub. Para visualização de imagens, XnView. E por aí vai.

Qual o seu setup dos sonhos?

Um computador bom, com no mínimo dois monitores (um deles grande), e uma boa conexão à Internet. Principalmente porque gosto de jogar jogos FPS online.

A coisa engraçada do meu setup é que eu sempre faço questão de ter sempre o mesmo tipo de teclado e mouse em casa e no trabalho (não gosto de trocar entre dois tipos de periféricos). Como teclado eu prefiro um mais físico, com boa pressão nas teclas (apesar de não usar teclados de molas), e com tecla “ENTER” grande - o tipo de teclado que era extremamente comum antigamente mas que hoje em dia é raramente encontrado, a ponto de todo mundo se surpreender com meu teclado quando se deparam com ele (é um tijolão branco). Pra mouse, prefiro os mouses Microsoft.

Pedro Sorrentino http://usaisso.com/entrevista/pedro-sorrentino 2012-06-06T00:00:00-03:00 2012-06-06T00:00:00-03:00

Pedro Sorrentino

Quem é você, e o que você faz?

Sou empreendedor, brasileiro de São Paulo e tenho 23 anos. Co-fundei duas empresas que continuam ativas: resolva.me, (comprada pelo Buscapé), e Slumdog Produções (produção de eventos para startups e empreendedorismo, como o SPbeta). Hoje trabalho como Business Development Manager para a Sendgrid no mercado americano e América Latina e me divido entre Boulder (Colorado) e São Paulo. Blogo e posto Videocasts com menos frequência do que gostaria em pedrosorre.com.

Que hardware você usa?

iPhone 4S, iPad 2, Macbook Air 13” 1.8 GHz, Intel i7 com 4GB de RAM, Apple TV, iPod Classic 80GB, Headphone Noise Cancelation da Bose e quando uso caixas de som uso uma Jambox ou um par de caixas da Bose. Meu notebook também está conectado a um monitor de LED de 24’ que também é TV, uso um trackpad da Apple e um Arc Touch Mouse da Microsoft.

E que software?

Lion para desktop, iOS para mobile e meus aplicativos indispensáveis são Sparrow, Salesforce, Evernote, Revegy, Pivotal Tracker, Skype, Excel, Tweetdeck, Google Apps, Facebook, DropBox, Box, Go To Meeting, Ready Talk, WhatsApp, GroupMe, Pair, Chrome e Keynote.

Qual o seu setup dos sonhos?

Estou bem satisfeito com o que tenho no momento. Talvez adicionar mais dois monitores para acompanhar ações das empresas que sigo.

Fernando Aquino (Nandico) http://usaisso.com/entrevista/fernando-aquino 2012-05-25T00:00:00-03:00 2012-05-25T00:00:00-03:00

Fernando Aquino (Nandico)

Quem é você, e o que você faz?

Sou Nandico, programador e criativo de tecnologia desde 1997. Meu trabalho é estabelecer simbiose com pessoas altamente criativas resolvendo questões de tecnologia para ajudá-las. Também sou startupeiro envolvido em projetos secretos que ainda não posso contar aqui.

Fora isso, em 1989 comecei a tocar contrabaixo e adoro ser músico amador.

Que hardware você usa?

Tenho um Macbook 17” 2.4 GHz Intel Core i7 que uso tanto para trabalhar quanto para as coisas de música. Para desenvolvimento mobile tenho um grande número de aparelhos. No iOS tenho um iPad 2, iPad 1, iPod Touch 2nd Generation, iPhone 4 e um iPhone 3G. No Android tenho um Google Nexus S, um Sony Ericsson Xperia Arc, Sony Ericsson Xperia X10, Samsung Galaxy Tab e um outro tanto de tablets chineses e outros telefones mais antigos.

Para música tenho um Fender American Deluxe Jazz Bass de 4 cordas espetado numa pedalboard Landscape PB16C Case Aluminum que guarda um Tech 21 NYC SansAmp Bass Driver Deluxe, um Boss Bass OverDrive, um Electro Harmonix Bass Big Muff Pi, um Dunlop Cry Baby Bass, um Digitech Jam Man Stereo, um Mark Bass Compressore e um Dunlop DC Power Brick para alimentar o set. De interface de áudio uso uma M-Audio Fast Track Ultra e de controller um Edirol PCR-300. O fone AKG K 141 MK II é um xodó.

E que software?

XCode, Eclipse e Photoshop prioritariamente. Uso mais Word, Excel e Powerpoint do que realmente gostaria. Na parte de música uso basicamente o Logic com os instrumentos do Native Instruments Komplete. De softwares de música no iPad uso o Korg iMS-20, Garage Band, OMGuitar, Seline, o iJ Bass HD e mais alguns outros.

Qual o seu setup dos sonhos?

Adiciona um Thunderbolt Display do maior que tiver. Um iPad 3, iPhone 4S. Nokia Lumia 800 e alguns outros bons aparelhos com Windows Phone 7 a selecionar. Tem também a Apple TV, um PS3 e uma leva de set-top-boxes gringos que ainda não temos por aqui. Essa lista aqui é muito volátil, o sonho muda a cada dia. Quase todo device eletrônico me gera referência técnica para aplicar no trabalho. A diversidade é bem vinda.

De música eu queria um Philip Kubicki Factor Bass, um Rickenbacker 4003 e qualquer um bom M.Laghus de 5 cordas para ter um desses no set. Para fechar, um Ampeg PF-500 + Caixas PF-410HLF.

Bruno Mikoski http://usaisso.com/entrevista/bruno-mikoski 2012-04-25T00:00:00-03:00 2012-04-25T00:00:00-03:00

Bruno Mikoski

Quem é você, e o que você faz?

Bruno André Mikoski, co-fundador e Diretor Criativo / Lead Developer na Monster Juice. Um apaixonado por jogos que correu muito tempo atrás para conseguir sobreviver fazendo o que gosta: jogos. Após uma longa experiência em agência (JWT/Casa) conheci alguém tão apaixonado por isso quanto eu, o Rodrigo Bellão, e juntos começamos a tentar viabilizar algumas idéias. Após um longo tempo trabalhando em jornada dupla (agência dia / jogos noite), conseguimos finalmente viabilizar a Monster Juice.

Que hardware você usa?

Atualmente trabalho com um MacBook Pro 17” (early 2011) e um iPhone 4G. Acredito que essa combinação seja tudo que alguém precisa para conseguir viver com a agitação de hoje em dia, a integração Mac + iPhone com calendário e emails torna a convivência dos dois perfeita.

A única coisa a mais é 4 Giga a mais de RAM no Mac! De resto é o padrão i7 + Radeon HD 6750M. Quanto a periféricos eu não consegui me adaptar com o Magic Mouse e nem com o Trackpad, acho ambos muito desconfortáveis. Continuo usando um bom e velho Genius de bolinha!

E que software?

Atualmente nossa engine principal de desenvolvimento é a Unity3D. Isso aliado com Xcode e Photoshop já dá pra fazer quase tudo. Usamos bastante alguns plugins do Unity3D como os ex2D, iTween e Prime 31 Game Center.

Qual o seu setup dos sonhos?

Hoje em dia seria o Macbook 17” i7 2.5Gh, 8Gb de RAM, HD de 512 SD. Um Thunderbolt display de 27”, e mais um bom fone de ouvido Bose QuietComfort 3 deixaria tudo completo!

Fabricio Teixeira http://usaisso.com/entrevista/fabricio-teixeira 2011-12-19T00:00:00-02:00 2011-12-19T00:00:00-02:00

Fabricio Teixeira

Quem é você, e o que você faz?

Fabricio Teixeira, trabalho há 8 anos em agências de publicidade - organizando campanhas, organizando a experiência do usuário ao percorrê-las e organizando as interfaces digitais que ele utiliza.

Minha profissão já mudou de nome várias vezes: Information Architect, User Experience Designer e Interaction Designer. No fundo, continuo fazendo a mesma coisa, só que sob diferentes perspectivas.

Mantenho um blog sobre Arquitetura de Informação, contribuo no Update or Die e consigo virar noites inteiras no Google Reader.

Que hardware você usa?

Macbook Pro 15”, monitor adicional de 24”, iPhone 3G (em breve 4S), iPad.

E que software?

Trabalho: MS PowerPoint, MS Word, MS Outlook, MS Communicator, Skype, Illustrator CS5, InDesign CS5, Chrome, Axure, Xmind, Basecamp. Fora do trabalho: Dropbox, Basecamp, Tweetdeck, Skype, VLC player, TextEdit, Chrome, Wordpress, Delicious, Flipboard, Gmail, Google Reader e Google Docs.

Qual o seu setup dos sonhos?

Já gosto bastante do meu atual setup. Adicionaria um iPhone 4S, Dropbox no trabalho e um segundo monitor/TV em casa.

Ricardo Nunes http://usaisso.com/entrevista/ricardo-nunes 2011-12-12T00:00:00-02:00 2011-12-12T00:00:00-02:00

Ricardo Nunes

Quem é você, e o que você faz?

Ricardo Nunes, editor-chefe/fundador do site SneakersBR e da Revista SBR.

Na verdade, sou apenas um ‘maluco’ apaixonado desde sempre pelos tênis que calça e que tem a sorte de trabalhar com o que mais gosta. Criei um blog para falar da minha coleção e trocar ideias com outras pessoas que, assim como eu, gostavam de tênis e esse blog virou um site - o primeiro veículo do Brasil a falar de sneakers - que virou uma agência de conteúdo - trabalhando com as principais marcas esportivas que atuam aqui no país - e que virou uma revista, a Revista SBR, lançada em abril desse ano e cuja nova edição acabou de chegar!

Que hardware você usa?

No escritório uso um Mac Mini de 2009, que está pedindo para ser trocado, com monitor LG de 24” e umas caixinhas Edifier bem bacanas.

Na rua uso Macbook Air, recém atualizado para um com processador i5, e sou adepto de quase todas as quinquilharias que a Apple lança - iPad, iPhone, iPod (que mantenho desde a segunda geração), Magic Mouse e Magic Trackpad. Pode parecer coisa de fan-boy, e talvez eu até seja mesmo, mas acho incrível como eles conseguem nos fazer considerar indispensável alguma coisa que até bem pouco tempo nem existia.

Tenho uma câmera Sony DSC W7 que não tem saído muito de casa, porque não sou o mais fanático por fotos do mundo (longe disso) e quando preciso a câmera do telefone tem resolvido.

E que software?

No dia a dia os browsers são meus amigos mais constantes: sempre tenho aberta uma janela do Safari e outra do Chrome, cada uma com dezenas de abas.

Para e-mails uso tanto o Mail (do Mac) quanto o GMail.

Wordpress é essencial para atualizar o site, assim como editor de texto, planilhas e apresentações para o conduzir os negócios da agência. Prefiro o iWork, mas também tenho Office 2011 instalado nas minhas máquinas.

Photoshop para operações muito básicas, app do Twitter e Gtalk sempre abertos e Dropbox para salvar a vida - e tempo - com transferências de arquivos.

Qual o seu setup dos sonhos?

Acho que no momento estou mais precisando dar uma atualizada em algumas coisas do que sonhando com um setup perfeito. Mac mini, iPad 1 e iPhone 3GS devem ser trocados em breve, mas não fico muito na noia de ter sempre o último dos últimos lançamentos se não o bolso não aguenta.

Por enquanto acho que pegar o iPhone 4S é prioridade.

Mas sonho mesmo era ter tudo sincronizado, na nuvem e disponível a qualquer momento em qualquer lugar - e com back up automático!

Renato Campana http://usaisso.com/entrevista/renato-campana 2011-12-05T00:00:00-02:00 2011-12-05T00:00:00-02:00

Renato Campana

Quem é você, e o que você faz?

Renato da Silva Campana, designer no Colletivo, músico de apartamento, são paulino e co-fundador do Kapture (aplicativo social para devices que já tá saindo do forno).

Que hardware você usa?

Design, burocracias: Um iMac 21” i5 com mais uma tela de 22”, uma Intuos 4, iPad 2, iPhone 4.

Música: Macbook 13” white, Akai APC40, M-Audio Axiom 25, Korg nanoPAD, iPad 2, baixo Epiphone EB-0.

E que software?

Design: Photoshop CS5, Illustrator CS5, Extensis Suitcase Fusion, InDesign CS5, Keynote.

Vida, burocracias: Evernote (iPad, iPhone e iMac), Dropbox (iPad e iMac), CloudApp, Google Apps (mail, calendar, docs), Xmind, Basecamp, Safari.

Música: Ableton Live, Reason, Guitar Rig, Korg IMS-20 (iPad), Konkreet Performer (iPad), Sunrizer (iPad), GarageBand (iPad).

Qual o seu setup dos sonhos?

Não sei se mudaria muito meu setup, gosto muito do jeito que ele funciona, mas jogaria aí um par de monitores de áudio Yamaha HSM50.

Fernando Schlaepfer http://usaisso.com/entrevista/fernando-schlaepfer 2011-11-21T00:00:00-02:00 2011-11-21T00:00:00-02:00

Fernando Schlaepfer

Quem é você, e o que você faz?

Fotógrafo e designer. Fundador e C.E.O. do I Hate Flash, colaborador das revistas Noize e SneakersBR e freelancer para diversas marcas de moda (como Farm, Dress To, My Philosophy, Ausländer e Reserva).

Trabalhei por alguns anos na SeagullsFly com fotografia e manipulação de imagens, na Café com direção de arte, design e fotografia, e na Rede Globo com arte, mídia e fotografia.

Tenho trabalhos publicados em revistas (como Vogue, Vice, IdeaFixa e Noize), jornais (O Globo, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo) e, principalmente, sites (Paparazzo, Rolling Stone, MTV, Dischord, Rraurl, Burn, Ipanema, Veja, IG, Uol…).

Tento usar meu Flickr para falar sobre alguns trabalhos, mas ultimamente simplesmente não tive tempo para ele. Comecei a dar bola para o Behance esse mês, e tenho atualizado e gostado bastante. Prefiro procrastinar no Facebook por não ter muita paciência com o Twitter, mas tenho conta nos dois.

Sou contra chats.

Que hardware você usa?

Meus computadores são um iMac 27 em casa e um Macbook 13 na rua. Minhas bugigangas são um iPod Classic que acaba a bateria em uma hora, iPhone 3GS com visor destruído e um iPad 1 fedendo a cerveja.

Minhas câmeras são Nikon D90, Nikon FM2, Pentax K1000, Sony R1, Sony W7, Lomo Oktomat, Lomo Spinner e Lomolito.

Meus flashes são Nikon SB 900, Nikon SB 600, Lomo Colorsplash e Lomo Ringflash. Minhas lentes são Pentax SMCP-A 50mm f/1.2, Nikkor 55 mm f/1.2, Nikkor 50mm f/1.4, Nikkor 24mm f/1.4, Nikkor 10,5mm f/2.8, Nikkor 24-70mm f/2.8, e Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e algumas gambiarras.

E que software?

Para as fotos, Adobe Bridge CS5, Adobe Camera Raw 6.5 e Adobe Photoshop CS5. Para navegar, Safari e Firefox. Nas nuvens, Dropbox e Google (Gmail e calendar, principalmente). Para música, Itunes para ouvir, Traktor e Serato para tocar.

Qual o seu setup dos sonhos?

Depende da nossa amiga Nikon lançar logo suas novas câmeras. Se é pra sonhar, a D4 seria a escolha atual. Além de um power Mac onde eu não precisasse me preocupar com a tal da RAM.

Uma Cintiq 24 HD não seria nada mal também…

Mas se eu for começar a falar dos equipamentos que quero pro estúdio do I Hate Flash, devo ter que pagar só por imaginar.

Tiago Dória http://usaisso.com/entrevista/tiago-doria 2011-10-18T00:00:00-02:00 2011-10-18T00:00:00-02:00

Tiago Dória

Quem é você, e o que você faz?

Sou Tiago Dória, pesquisador de mídia, pós-graduando em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Atualmente, realizo trabalhos de consultoria e pesquisa para o iG na área de Desenvolvimento Editorial.

E, desde 2003, mantenho um blog sobre cultura digital, tecnologia e mídia que leva o meu nome. É um dos blogs pioneiros no Brasil sobre o assunto.

Que hardware você usa?

Mac, PC. Windows, Mac OS X, Linux. iPhone, N95, Blackberry, iPad, Galaxy, Kindle. Quase todos. Como faço pesquisa sobre eles, tenho que usar e testar todos. Às vezes, utilizo alguns com mais intensidade durante um certo período.

E que software?

São indispensáveis no meu dia a dia:

  • Delicious - para salvar e recuperar as milhões de coisas que encontro no dia a dia.
  • Instapaper - para organizar a leitura e fugir de sites com layouts inadequados para leitura.
  • WordPress - que é o “motor” do meu blog
  • Keynote e/ou PowerPoint - utilizo para palestras, aulas e apresentações.

Qual o seu setup dos sonhos?

Ainda neste ano, pretendo trabalhar com dois monitores. Mas o “setup dos meus sonhos” seria um computador de bolso parecido com aqueles de desenhos animados sobre ficção científica.

Ele tem o tamanho de uma caixa de cigarros, mas quando você aperta um botão ele se transforma em um laptop de 15 polegadas ou num desktop.

Eva Uviedo http://usaisso.com/entrevista/eva-uviedo 2011-10-13T00:00:00-03:00 2011-10-13T00:00:00-03:00

Eva Uviedo

Quem é você, e o que você faz?

Sou responsável pela forma e conteúdo dos sites Trip e Tpm e respectivas redes sociais, versões iPad, mobile e aplicativos para iPhone de ambas as marcas. Fora isso, nas horas vagas, sou ilustradora.

Que hardware você usa?

Uso com o mesmo carinho e produtividade um iMac no escritório e um PC montado em casa com XP instalado. No caso de alguns programas me acostumei com os atalhos do Windows, o que acaba tornando algumas tarefas mais rápidas nele. E claro, um iPad e um iPhone, fundamentais para os produtos que desenvolvemos.

E que software?

Na Trip, uso o Thunderbird como cliente de email e o Firefox como navegador oficial - os outros, para testes. Para organizar apresentações uso o pacote Office (PowerPoint, Excel etc), porque acabo levando trabalho pra casa e ele é compatível com os dois sistemas operacionais. Para organizar a vida no geral uso o Gmail para sincronizar calendários e contatos entre todos os gadgets e o Wunderlist. Fora isso uso o Axure para wireframes e o inDesign para desenvolver alguns layouts para iPad. O Photoshop uso mais em casa, especialmente para finalizar ilustrações. Para essa atividade aliás, prefiro ferramentas orgânicas como pincel e aquarelas de verdade. Já fiz várias experiências com vídeos também, fazendo projeções para shows; para isso uso Adobe Premiere e After Effects. Para ouvir música, prefiro alguma versão arcaica do levíssimo Winamp e não vivo sem o Tag & Replace, pra deixar as bibliotecas do iTunes bem organizadinhas.

Qual o seu setup dos sonhos?

Meu setup dos sonhos seria 100% wireless, com um backup de tudo na nuvem, sincronizado diariamente com um HD indestrutível encriptado e guardado em um abrigo anti-nuclear - sou neurótica com isso. E trabalhar à beira da piscina - não que isso não aconteça às vezes.

Fernanda Trugilho http://usaisso.com/entrevista/fernanda-trugilho 2011-10-11T00:00:00-03:00 2011-10-11T00:00:00-03:00

Fernanda Trugilho

Quem é você, e o que você faz?

Fernanda Nudelman Trugilho, balzaquiana, publicitária por formação, empreendedora por paixão. Fundadora do Pto de Contato, espaço de coworking. Há três anos vivo na adrenalina do empreendedorismo e durante este percurso tenho ajudado e incentivado muita gente a trilhar este caminho também. Meu combustível diário? Conhecer pessoas interessantes e apresentá-las umas às outras.

Que hardware você usa?

Tenho uma mão grudada no meu Macbook Pro 13” e a outra no iPhone 3GS.

E que software?

Minha vida hoje em dia é na nuvem: Mobile.me, Dropbox, GoogleDocs, GoogleCalendar, BaseCamp. Meus softwares e apps preferidos são, claro, os de comunicação: Skype, WhatsApp, TweetDeck… E não sei respirar sem minhas 50 abas do Firefox abertas, acho que é um mal de mulher, ser multi-tasking, e o Firefox é o único que aguenta o tranco.

Qual o seu setup dos sonhos?

Estava sonhando com o iPhone 5, mas como o anúncio se resumiu ao 4S, acho que vai ser ele a próxima aquisição mesmo. Estou louca para testar o Siri. Não me preocupo em ter muito mais gadgets, mas adoraria melhor performance de bateria nos meus e que eu conseguisse ter a mesma conexão de 100Mbps que temos no Pto de Contato, em outros lugares que me conecto. As ideias fluem tão mais rápido. :)

Cirilo Dias http://usaisso.com/entrevista/cirilo-dias 2011-10-06T00:00:00-03:00 2011-10-06T00:00:00-03:00

Cirilo Dias

Quem é você, e o que você faz?

Meu nome é Cirilo Dias e trabalho atualmente no Social Team da DM9DDB. Sou jornalista de formação e já trabalhei como repórter durante 3 anos na Revista Trip. Também colaboro com as Revistas GQ e Rolling Stone Brasil, além de editar o Urbanaque.com.br.

Que hardware você usa?

Meu laptop principal é um MacBook Pro 13” 2.4 GHz Intel Core 2 Duo, ano 2010, que levo sempre a tiracolo em apresentações com clientes. Também comprei recentemente um iPhone 4, para agilizar e organizar a vida.

Para ouvir música tenho um iPod Nano de 15gb com a tela multi-touch e também o kit da Nike+ para controlar os treinos de corridas.

E que software?

Uso bastante o iMovie, Office, Garage Band, Adobe Photoshop CS4. Para ouvir música o iTunes, para baixar música tenho uma conta no Terra Sonora e para editar o Urbanaque é na base do Wordpress. No iPhone tenho o Instagram, Camera+, Pixlr-o-matic e PEStudio para editar e publicar fotos. Sem contar o básico que é Facebook, Twitter, Foursquare e o FoodSpotting para caçar restaurantes na região.

Qual o seu setup dos sonhos?

Um MacBook Pro 17”, iPad 2, um iMac de 27”, uma máquina fotográfica Canon 5D e um tablet para abandonar de vez o mouse :).

Arthur Lima http://usaisso.com/entrevista/arthur-lima 2011-10-04T00:00:00-03:00 2011-10-04T00:00:00-03:00

Arthur Lima

Quem é você, e o que você faz?

Sou cofundador da jurema. Lá inventamos e produzimos coisas com e para web. Nesse processo, às vezes criamos hardware e desenvolvemos bastante software para a nuvem, celular e desktop.

Que hardware você usa?

Uso principalmente um MacBook Pro 13” 2.26 GHz, que me acompanha na jurema e em casa. Além dele, me acompanham no dia-a-dia:

  • iPhone 3G;
  • HD externo de 160GB: um dia já foi do MacBook, hoje usado principalmente para transferência de grandes arquivos;
  • Camera LC-A: máquina fotográfica analógica;
  • Canon Rebel T1i: máquina fotográfica digital.

Outros com uso bem menos frequente:

  • arduino: placa para prototipação eletrônica, junto com uma série de componentes que vão de sensores a motores adquiridos durante o tempo para projetos específicos ou não;
  • makerBot: ainda na linha do item anterior, makerbot é uma impressora 3D de baixo custo comprada recentemente para transformar modelos 3D digitais em objetos fisicos;
  • HD externo de 500GB para backup;
  • Holga, máquina fotográfica analógica;

E que software?

  • iaWriter, para escrever texto;
  • Vim, para escrever código;
  • Terminal, pra utilidades técnicas em geral;
  • GoogleApps, como ferramentas de escritório;
  • Things, para controle de tarefas;
  • Netvibes, oldschool né? Não consegui migrar pra google reader para consumir RSS; :)
  • Basecamp, gestão de projetos;
  • Redmine, bug tracking;
  • Dropbox, compartilhamento de arquivos;

Qual o seu setup dos sonhos?

Onde eu possa usar mais serviços digitais com bem menos hardware do que preciso hoje, independente de estar no escritório, em casa ou me movendo.

Leo Kuba http://usaisso.com/entrevista/leo-kuba 2011-09-29T00:00:00-03:00 2011-09-29T00:00:00-03:00

Leo Kuba

Quem é você, e o que você faz?

Leo Kuba, fundador e CEO da agência interativa Inkuba, palestrante e co-apresentador do videocast Man in the Arena, que cobre temas sobre empreendedorismo e cultura digital. Empreendo há mais de 15 anos em negócios relacionados a tecnologia da informação, internet e comunicação.

Que hardware você usa?

Comecei aos 13 anos de idade com um Apple IIe e, depois, na faculdade, comecei a usar PC. Voltei a usar Apple em 2009 e me pergunto porque usei PC por tanto tempo. Hoje, meu setup é simples, composto por um MacBook Pro 13” e um iPhone 4 16GB. Ambos me acompanham em todos os momentos profissionais e pessoais. Tenho também um MacBook White 13” que fica em casa. Para registrar viagens e família, uso uma câmera Sony DSC-H55. Por fim, estou comprando, atrasado, um iPad 2.

E que software?

Muitos aplicativos nas nuvens: Google Apps para e-mail e colaboração, Dropbox e Sugarsync para backup e sincronização de arquivos, Evernote para repositório de anotações e links na internet. Uso iChat para messaging, Skype para conferências, VLC e iTunes para consumo de mídia. Para navegar na internet, o Chrome é a primeira opção, mas tenho também Firefox e Safari instalados. Para trabalhar, uso também Microsoft Office e iWork, neste último, uso principalmente o Keynote para criar minhas palestras. Uso também o iPhoto e iMovie - da suite iLife - para organizar fotos e editar filmes. Uma curiosidade: até hoje, os episódios do videocast Man in the Arena foram editados no iMovie.

Qual o seu setup dos sonhos?

Acho que meu próximo notebook será um MacBook Air 13” com SSD. Basicamente, preciso de portabilidade, performance e autonomia de bateria. Meu sonho não é um hardware melhor e sim, ter acesso mobile a internet com alta-performance em todos os lugares.

Edney Souza http://usaisso.com/entrevista/edney-souza 2011-09-26T00:00:00-03:00 2011-09-26T00:00:00-03:00

Edney Souza

Quem é você, e o que você faz?

Meu nome é Edney Souza, tenho 35 anos e sou VP of Publishers na boo-box.

Sou formado em Processamento de Dados pela Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Tecnologia da Informação Aplicada a Negócios pela FASP, trabalho com tecnologia desde 1990, quando comecei como programador júnior.

Em 2005 deixei o cargo de Gerente de Sistemas para viver apenas do InterNey.Net, que já existia como site pessoal desde 1997. Em 2006 com alguns amigos fundei a primeira rede profissional de blogs do Brasil, o InterNey Blogs. Em 2008 com alguns parceiros fundei a Agência Polvora!, especializada em Mídias Sociais.

Também sou Curador da área de Social Media da Campus Party Brasil, da Social Media Week/SP e do Social Media Labs do InterCon, Coordenador do curso de Educação Executiva em Redes Sociais na Trevisan, Professor de Redes Socias na FGV, Jump Education e Ecommerce School, Diretor da APADi - Associação Paulista das Agências Digitais e Diretor de Comunicação da ABRADi - Associação Brasileira das Agências Digitais.

Que hardware você usa?

Minha máquina principal é um MacBook Pro 15”com Intel Core i7 2.2 Ghz e 4GB de RAM DDR3 1333MHz e um disco SATA de 750GB. Tenho outro MacBook Pro 15” Core 2 duo de backup, um desktop PC (Quadcore e monitor 19”) em casa basicamente para downloads e games. Um iPad 3g+Wifi de 64GB de 1a geração e um iPhone 4 32GB.

E que software?

Além dos SOs (Mac OSX, Windows 7, iOS) a maioria dos softwares e aplicativos que utilizo é na nuvem ou multiplataforma. Passo o dia inteiro no Chrome rodando o Gmail, Hootsuite e Google Reader. Uso o Evernote para anotações, assim sempre tenho tudo à mão em qualquer plataforma. o Basecamp para projetos, Dropbox para sincronizar arquivos e Google Docs para documentos.

Qual o seu setup dos sonhos?

O mesmo MacBook Pro que eu tenho hoje com SSD no lugar do HD. :)

Diego Eis http://usaisso.com/entrevista/diego-eis 2011-09-21T00:00:00-03:00 2011-09-21T00:00:00-03:00

Diego Eis

Quem é você, e o que você faz?

Me chamo Diego Eis, sou sócio-fundador da Visie Padrões Web, empresa de tecnologia web. Desenvolvemos qualquer tipo de sistemas baseados em internet.

Que hardware você usa?

Um Macbook Pro de 13”, 2.4 GHz Intel Core 2 Duo, 4 GB 1067 MHz DDR3, NVIDIA GeForce 320M 256 MB.

Máquina valente. Eu a levo para todo lugar. O tempo de bateria é fantástico, mesmo sendo um modelo anterior ao atual. Utilizo o dia inteiro um browser aberto com Photoshop e Illustrator, e mesmo assim ele aguenta o tranco muito bem. Faz tempo que eu não sei o que é utilizar um computador desktop.

Atualmente estou com um HTC Trophy com Windows Phone 7. Antes dele eu utilizava um Milestone 1, com Android. E antes ainda, eu tinha um iPhone, segunda geração. Mas aposentei depois que pulei na piscina e o matei afogado. Acontece… :-/

Para fotografia estou me preparando para adquirir uma Nex3 da Sony. Há muito tempo estou procurando uma câmera com qualidades das DSLR mas tão portátil quanto as digitais point and shoot que existem por aí. Antes eu utilizava uma Zenit 12XL, velha de guerra, ainda de filme.

Tenho também um Xbox que utilizo diariamente para desestressar do trabalho.

E que software?

Passo praticamente o dia inteiro lendo e escrevendo artigos e muitos e-mails. Por isso meu browser favorito, atualmente, é o Safari. Também tenho que validar e modificar muitos layouts, fico quase que o dia inteiro com o Illustrator aberto e grande parte do tempo com o Photoshop também.

Quando preciso escrever utilizo o Pages ou o Word. Para minhas apresentações sempre utilizo Keynote.

Para o trabalho de código a dobradinha Coda e Textmate são meus prediletos. Para acompanhar os projetos da Visie, utilizo o GIT para versionamento de código e o Redmine para gerenciamento de tickets.

Qual o seu setup dos sonhos?

Quero ter um Cinema Display 27” e também um Macbook Air de 13”. Na sala já estou atrás de um Boxee.

Ariel Martini http://usaisso.com/entrevista/ariel-martini 2011-09-19T00:00:00-03:00 2011-09-19T00:00:00-03:00

Ariel Martini

Quem é você, e o que você faz?

Sou fotógrafo freelance de shows e baladas, e também de outras coisas que pagam melhor. Fotografo muitos shows e as festas Tranquera, Santo Forte,Voodoohop, Squat Party, Maracutaia, Pop The Glock, Take a Ride, Capslock, Glow in The Dark, entre muitas outras. Contribuo às vezes para o coletivo I Hate Flash. Também estou começando com vídeos e sou computeiro semi-aposentado.

Que hardware você usa?

Atualmente estou trocando meu computador de casa. Será um PC com processador i7 2600k que eu mesmo vou montar: placa mãe MSI com chipset Z68, que vai me permitir usar os gráficos do processador dispensando a placa de vídeo, 16GB de memória DDR3, 2 discos Seagate de 2TB e um SSD OCZ Agility 3 de 120GB, que já instalei e mudou radicalmente a maneira que meu computador se comporta. Recomendo muito para qualquer pessoa usar um SSD para por o sistema operacional e programas. Tenho um monitor AOC 24” 1920x1200 e, depois de várias tentativas finalmente encontrei um sistema de som que me agradou 100%: um par de caixas ativas Yamaha HS50M, que também me ajudam ao editar vídeos. O teclado é Mitsumi e o mouse é o excelente Microsoft Comfort 6000. Tenho também um receptor de TV digital USB que funciona bem, mas normalmente não assisto TV.

Tenho um notebook que uso quase exclusivamente em viagens, um Lenovo Thinkpad Edge 11” com processador i3 380UM, 2GB de memória e 250GB de disco.

Minha câmera é uma Pentax K-5. Sim, uma Pentax! Tenho cerca de 10 lentes, mas as que mais uso são Pentax 10-17mm olho de peixe, Sigma 30mm f/1.4, Pentax D* 16-50mm f/2.8, Sigma 10-20mm, Pentax 100mm f/2.8 Macro 1:1 e Sigma 70-200mm f/2.8, que quebrou o motor, mas pretendo consertar em breve. Em viagens uso bastante a Tamron 18-200mm. O flash é o Pentax AF-540FGZ, sempre rebatido em um cartão branco gambiarra preso com elástico. Comprei a câmera há menos de um ano e já está com cerca de 50 mil atuações.

Não tenho smartfone, só um Nokia vagabundo que consegue acessar e-mail e internet, e pra mim está ótimo.

E que software?

Windows 7 Ultimate, Adobe Lightroom para importar e fazer o tratamento básico das fotos em RAW, e exportar pra JPG. Picasa para gerenciar as fotos. Photoshop para o tratamento fino. Premiere para vídeos. Irfanview pra ver as fotos. Dropbox pra compartilhar. Winamp pra ouvir música. Miranda pra conversar. Acronis True Image para backup. Chrome pra navegar. Gmail pra email. Meu site arielmartini.com é em Wordpress, baseado no tema Paomedia, mas completamente modificado. Também compartilho as fotos no Facebook, Google+ e no Flickr.

Qual o seu setup dos sonhos?

É esse que eu tenho mesmo. Talvez uma Canon 5D Mark II mais pra frente, mas realmente não sinto falta. Talvez um monitor 27” Dell ou Apple, mas estão muito caros e raros no Brasil ainda, e meu monitor é ótimo.

Uso Windows pois me acostumei nessa plataforma, como computeiro entendo como ele funciona e consigo resolver ou contornar todas suas esquisitices. É comum alguém me confrontar falando que eu deveria usar Mac. A discussão pode ser rápida ou (bem) demorada, mas sempre consigo refutar todos os argumentos e acaba em algo como “Ah… mas o Mac é mais bonito!”. É lindo, não tenho nada contra o Mac. Já usei Mac e é muito bom também, mas é muito mais caro que montar um computador comprando as peças separadas. Por isso continuo no PC.

Anna Heim http://usaisso.com/entrevista/anna-heim 2011-09-15T00:00:00-03:00 2011-09-15T00:00:00-03:00

Anna Heim

Quem é você, e o que você faz?

Meu nome é Anna Heim e sou editora para América Latina do blog de tecnologia The Next Web. Nasci no sul da França há 27 anos, mas depois de me formar morei em vários países (Brasil, Canadá, Inglaterra e Espanha). Gosto de aprender idiomas e sou apaixonada pelo Brasil. Antes de ser blogueira, trabalhava com distribuição internacional de filmes - adoro cinema!

Que hardware você usa?

Meu laptop principal é um MacBook Pro 15” 2.3 Ghz Intel Core i5, ano 2011. É meu primeiro Mac mas é caminho sem volta. Amo o design, a simplicidade de uso, a confiabilidade e ainda mais a longa duração da bateria! Também tenho um iPad de primeira geração, que uso principalmente quando vou para conferências e eventos.

E que software?

Além do WordPress, muitas das ferramentas que eu uso estão na nuvem: Gmail, Google Reader com centenas de feeds, o bate-papo interno do The Next Web… Outro software que se tornou indispensável para mim é o Skype. Também sou viciada no Twitter; o TweetDeck está sempre aberto e ando monitorando uma dezena de colunas. No iPad, gosto muito de um aplicativo chamado SoundNote, que permite gravar áudio e fazer anotações ao mesmo tempo; é perfeito para entrevistas.

Qual o seu setup dos sonhos?

Meu sonho de consumo é ter um ‘standing desk’, idealmente com esteira. Vivo no computador mas sei que passar o dia sentado é ruim para a saúde. Também gostaria de ter dois monitores, mas antes disso preciso parar de rodar o mundo! Por enquanto, minha próxima compra deve ser apenas o iPhone 5.

Rapha Vasconcellos http://usaisso.com/entrevista/rapha-vasconcellos 2011-09-13T00:00:00-03:00 2011-09-13T00:00:00-03:00

Rapha Vasconcellos

Quem é você, e o que você faz?

Rapha Vasconcellos, atualmente VP Executivo de Criação da AgênciaClick Isobar, e meu papel é ajudar grandes marcas a encontrar e executar as melhores ideias interativas, capazes de encantar seus consumidores.

Que hardware você usa?

Uso 4, e alguns deles (quase) ao mesmo tempo:

  • iMac 24” (3.06 GHz Intel Core 2 Duo): esse é o principal e fica na agência. Uso pras tarefas do trabalho;
  • MacBook Pro 13”: esse uso nas apresentações fora da agência, eventos e quando viajo;
  • iPad 2: fico com ele na mochila, e deixo sempre disponível pros momentos de leitura e de pesquisa. À noite, em casa, só dá ele;
  • iPhone 4: 24/7.

E que software?

No desktop e notebook, Keynote, Mail, iCal, iTunes e Safari estão sempre abertos. Dropbox e MobileMe são fundamentais pra garantir que tudo fique sincronizado. No browser, Facebook, Busk, ZooTool e TeuxDeux são serviços online que uso como se fossem softwares locais. No iPad, vários apps não podem faltar: PlainText, Flipboard, Tap to Chat, Skype, Dropbox, Reeder, StreamToMe, Kindle. E no iPhone: Calendar, iPod, Skype, Twitter, Instagram, Voos Online e Facebook.

Qual o seu setup dos sonhos?

Acho que essa configuração está ótima, realmente não preciso de mais. Só faço questão de atualizar meu iPhone sempre com a versão mais recente: acho que as evoluções que a Apple faz, em software e hardware, sempre valem a pena.

Rinaldo Pereira http://usaisso.com/entrevista/rinaldo-pereira 2011-09-05T00:00:00-03:00 2011-09-05T00:00:00-03:00

Rinaldo Pereira

Quem é você, e o que você faz?

Cientista e corredor de longa distância. Sendo assim, ocupo a maior parte de meu tempo lendo, pensando, escrevendo e correndo. Atualmente tenho misturado as duas coisas, estudando aspectos da adaptação molecular ao exercício aeróbio.

Que hardware você usa?

Para a rotina tenho um Macbook Pro i5. Atende muito bem minhas demandas. Tenho um velho e bom Dell 1525. Mais que meus computadores o hardware que realmente faz a diferença em meu dia a dia é a possibilidade de ter meus laptops conectados a monitores de 22 polegadas. Não poderia de esquecer meu iPad2 e o iPhone4. Como corredor meu hardware é o Garmin610 com cinta para frequência cardíaca e FootPod.

E que software?

O Macbook já está com o Lion e o Dell está com o Windows 7. O iPad e o iPhone estão aguardando ansiosamente o iOS 5. Para minha rotina não tenho softwares sem os quais não viveria. Tenho sim alguns aplicativos web, sem os quais meu dia a dia não funcionaria. Comecemos pelo Dropbox e vamos para o Evernote. Estes dois mantem meus dois computadores, iPad e iPhone sincronizados. Para o corredor, tenho a página do Garmin Connect, onde estão registradas todas minhas atividades de corrida deste janeiro de 2009.

Qual o seu setup dos sonhos?

Hoje, o setup dos meus sonhos é ter meu Macbook Pro funcionando em dois monitores de 22 polegadas. Estou brigando com um aparelhinho da Matrox para alcançar este setup. O Corredor está bem servido

Lucas Rocha http://usaisso.com/entrevista/lucas-rocha 2011-08-31T00:00:00-03:00 2011-08-31T00:00:00-03:00

Lucas Rocha

Quem é você, e o que você faz?

Eu sou Lucas, soteropolitano, hacker, adepto do design minimalista, amante do jazz e da música brasileira, baterista e percussionista enferrujado, casado com Carol e pai de Julia. Sou graduado em Ciência da Computação e mestre em Cibercultura, ambos pela UFBA. Em 2006, me mudei para Espoo (Finlândia) onde morei por 2 anos e desde 2008 moro em Londres (Reino Unido). Já trabalhei na Nokia e na litl. Atualmente trabalho na Mozilla no desenvolvimento da versão do Firefox para smartphones e tablets. Sou entusiasta do software livre e da colaboração aberta na rede e contribuidor de longa data no projeto GNOME, onde já fiz um pouco de tudo.

Que hardware você usa?

Meu laptop pessoal é um Dell XPS M1330 que comprei em 2008. Ele tem bateria de 9 células (sou obcecado por autonomia), processador Intel Core 2 Duo, 2gb de memória e HD de 320gb. Nada demais, mas funciona bem.

Eu trabalho de casa e, como não tenho muito espaço físico, meu setup é relativamente simples. Tenho um Lenovo X220 com bateria de 9 células com processador Intel i5 quad-core, HD de 500gb e 4gb de memória. Conecto o laptop a um monitor Samsung de 24 polegadas. Para desenvolvimento do Firefox, tenho um smartphone Galaxy S e um tablet Galaxy Tab 10.1, ambos da Samsung. Uso internet a cabo de 50Mb/s pela Virgin Media.

Tenho um HD externo (NAS) de 1 terabyte da Western Digital My Book World Edition conectado diretamente à rede local que roda uns scripts que escrevi para backups automáticos de todos computadores da casa. Esse mesmo HD também funciona como servidor de mídia (músicas e vídeos) para outros computadores.

Uso o Kindle 3 para leitura e faz muito tempo que não compro um livro impresso. Tenho um iPod de 30gb que comprei em 2008 o qual uso raramente hoje em dia. Recentemente, vendi minha câmera Canon 50D para comprar uma Panasonic GF-2, que é excelente e muito mais compacta. Tenho um PlayStation 3 que uso ocasionalmente para jogar (FIFA, Call of Duty, LittleBigPlanet, etc) e principalmente para assistir filmes em Blu-ray. Na minha sala tem uma TV LCD de 40 polegadas da Samsung.

E que software?

Eu uso Linux tanto no laptop pessoal quanto no do trabalho. Usei por muito tempo o Ubuntu e recentemente passei a usar Fedora 15 com GNOME 3. Meu navegador web é o Firefox. Uso GMail para todas as minhas contas de email pois, sinceramente, acho que ainda não fizeram nada melhor. Sempre tenho de 2 a 5 janelas de terminal de comando abertas para programação. O vim é meu editor de texto para tudo. Uso Banshee e Spotify para ouvir música. Uso o meu próprio software, The Board, para criar notas e organizar idéias.

Uso Skype para reuniões de trabalho, GTalk para bate-papo com amigos e família e IRC com XChat para conversas diárias nas comunidades de software livre que participo (GNOME e Mozilla). Sou usuário assíduo de serviços web incluindo Twitter, Google+, Facebook, Flickr, Goodreads, Flattr, LinkedIn, entre outros. Meu blog roda WordPress, onde tenho uma pilha enorme de rascunhos de postagens que só cresce a cada dia. Armazeno o código-fonte dos meus projetos no Git do GNOME, Github ou no meu servidor privado, a depender da natureza do projeto.

Qual o seu setup dos sonhos?

Estou (quase) satisfeito com meu setup atual. Acho que um monitor extra de 24 polegadas seria legal para ter mais espaço de trabalho. Talvez eu queira substituir em breve meu HD externo (NAS) por algo mais rápido e robusto com tolerância a falhas e redundância de dados (RAID). Estou considerando comprar um headphone da Grado.

De maneira geral, o mundo seguramente seria muito melhor sem cabos e sem a necessidade de recarregar baterias. Meu setup dos sonhos seria 100% wireless e com autonomia ilimitada de energia. Mas acho que ainda vai demorar um tempinho para isso acontecer :-)

Michel Lent http://usaisso.com/entrevista/michel-lent 2011-08-29T00:00:00-03:00 2011-08-29T00:00:00-03:00

Michel Lent

Quem é você, e o que você faz?

Sou Michel Lent, o sócio e vice-presidente de estratégia do Grupo.Mobi. Nosso trabalho é criar soluções de tecnologia para empresas e marcas que desejam se relacionar com pessoas em movimento, em qualquer tipo de tela e qualquer lugar.

Que hardware você usa?

Uso um MacBook Air de 13’ (2.13 GHz Intel Core 2 Duo) com 4GB de RAM e 256GB de armazenamento (Flash) com um MagicMouse que fica basicamente no escritório. Meu último desktop foi um iMac Snow em 2002. De lá pra cá só uso notebooks, uma única máquina que está comigo o tempo todo. Andei bastante tempo com um BlackBerry e um iPhone no bolso, mas agora só carrego um iPhone 4 (16GB). Meu iPad 1 (16GB WiFi) fica em casa, com meu filho de 5 anos que faz melhor uso dele do que eu. Pra registrar a vida, uso uma Nikon D3000. Passei muitos anos com uma Canon RebelXT e ainda a acho uma das câmeras mais valentes que já tive.

E que software?

Eu basicamente me dedico a traduzir idéias para apresentações. O trabalho de estratégia é de conversa e de evangelização. Uso Keynote e PowerPoint. Acho que as apresentações em Keynote ficam mais bonitas, mas trabalho mais rapidamente com PowerPoint que, quando bem usado, produz ótimos resultados. Acabo deixando o Keynote para palestras e PowerPoint para trabalho do dia-a-dia. Fora isso ainda brinco muito com o pacote Adobe CS, em especial Photoshop e Illustrator para melhorar as apresentações.

Qual o seu setup dos sonhos?

Estou bastante satisfeito com o setup atual. Devo provavelmente trocar meu MacBook Air por um outro do mesmo tamanho, mais novo e quero um monitor Apple de 27’. Devo comprar um iPad 2 nos próximos meses e quero comprar um segundo smartphone, Android ou Windows Phone. Preciso comprar uma lente 50mm 1.4 para minha Nikon.

Rafael Costacurta http://usaisso.com/entrevista/rafael-costacurta 2011-08-26T00:00:00-03:00 2011-08-26T00:00:00-03:00

Rafael Costacurta

Quem é você, e o que você faz?

Meu nome é Rafael Costacurta e trabalho com minha família na rede de restaurantes e lanchonetes Marietta. Sou, entre outras coisas, responsável pela comunicação da empresa e treinamento e seleção de bebidas.

Que hardware você usa?

Como estou sempre rodando entre as lojas, utilizo um conjunto de ferramentas que me permitam a maior mobilidade possível.

Meu computador é um Macbook Pro de 13” que eu carrego pra cima e pra baixo numa mochila Ogio. Porém, minhas costas já estão começando a reclamar!

Quando estou no escritório uso o MacBook ligado a um monitor HP LCD 17” qualquer que sobrou da compra de algum computador para as lojas. Além de um teclado Apple com fio, por causa do teclado numérico, e um mouse Microsoft que está bem perto de ser trocado por um Magic Trackpad.

Como aqui na empresa utilizamos Nextel, estou com um Motorola i1. O sistema Android 1.5 dele teve de ser altamente modificado pra funcionar em redes iDen, mas o negócio não foi bem feito e o celular, além de ser bem lento (hardware fraco), é cheio de bugs e a bateria é muito ruim também. Não gostei e não recomendo pra ninguém. Além dele tenho um iPhone 4, que utilizo bastante para trabalhar quando estou longe do computador.

E que software?

No Macbook eu utilizo o browser Chrome, mas ainda não o considero o browser perfeito. Para ler os emails do domínio @marietta.com.br eu utilizo o Postbox. Apesar de ser pago e um pouco pesado, ele está muito na frente do Mail do MacOsX. Quando escrevi este post, tinha atualizado o Mac Os X para o Lion havia apenas 1 semana e ainda não utilizei o Mail novo para ver se ele está melhor.

Para gerenciar minhas tarefas e projetos uso o OmniFocus, porém ele tem um interface um pouco complicada, e acredito não utilizar nem 40% do que o software oferece. Se fosse hoje talvez eu desse mais atenção ao Things, que parece bem mais simples. De qualquer forma não viveria sem um bom programa de gerenciamento de tarefas.

Eu também utlizo bastante o Pages, o Excel e o Bento como banco de dados. Para guardar anotações, ideias e textos utilizo o Evernote. Utilizo também PixelMator para editar fotos ocasionalmente. Utilizo o 1password para gerenciar minhas senhas. Dropbox para backup de alguns arquivos que utilizo pro trabalho. Além de Ical, Agenda, iTunes e etc…

Webapps: para algumas coisas eu utilizo Google Docs. SocialOomph para agendar os tweets do Marietta. Mailchimp para o Mailing do Marietta. Bit.ly como encurtador de URL.

No Iphone, utilizo bastante o Omnifocus, sincronizado com a versão Mac pela nuvem via um serviço da prórpia Omni Group. É otimo! Tenho também as versões para iOS do 1password, Bento, Evernote e Dropbox. O Twitter para iOS é razoável. Para ler RSS utilizo o MobileRSS, o considero o mais completo e é gratuito. Troquei a calculadora padrão pela CalcBot. O calendário padrão troquei pelo Calvetica, que comprei no impulso e ainda não sei se valeu a pena. E tenho uma tonelada de joguinhos e outros apps instaldos, alguns úteis, outros menos.

Desisti de utilizar o i1 como um smartphone e o utilizo apenas para fazer ligações e ver e-mais, visto que ele tem Push nativo pro Gmail, e pelo menos isso funciona bem. Então nem sei mais quais apps eu tenho instalados lá.

Qual o seu setup dos sonhos?

Meu setup dos sonhos seria um Macbook (muito) mais leve, mais rápido, e com bateria que durasse um dia inteiro de uso intensivo. Smartphones com baterias mais duráveis, mais rápidos e feitos de algum material que eu sentisse confiança de utilizá-los sem essas capas protetoras seria excelente também. E por último, conexões com a internet mais rápidas, principalmente no celular, mais estáveis e mais presentes também seriam ideais.

Luli Radfahrer http://usaisso.com/entrevista/luli-radfahrer 2011-08-24T00:00:00-03:00 2011-08-24T00:00:00-03:00

Luli Radfahrer

Quem é você, e o que você faz?

Luli Radfahrer - professor, pesquisador, designer, consultor e escritor.

Que hardware você usa?

iMac Intel Core i7 4-core, 2,8GHz 32GB RAM, 2TB de HD mais uns 10TB de backups variados.

E que software?

Suite iWork, Suite Adobe CS5, Google Chrome, Jolicloud, Wunderlist, Evernote, Dropbox e mais uma série de web apps.

Qual o seu setup dos sonhos?

Um que me faça esquecer de instalações, upgrades, rede e backups. Queria ter uma versão de cloud computing na minha máquina, disponível offline e sempre sincronizada. Acho que estamos caminhando para isso, mal posso esperar.

Marcelo Costa http://usaisso.com/entrevista/marcelo-costa 2011-08-22T00:00:00-03:00 2011-08-22T00:00:00-03:00

Marcelo Costa

Quem é você, e o que você faz?

Sou um jornalista de nascimento, mas formado em publicidade. Formei-me em 1998 em Taubaté, interior de São Paulo, e desde 1999 trabalho com jornalismo em São Paulo, tendo passado pelas redações do Notícias Populares, iG, UOL e Terra (entre outros). Já escrevi sobre música para as revistas Billboard e Rolling Stone, sobre turismo (rock and roll) para a UM, sobre cinema para a Pipoca Moderna e algumas coisas variadas para a GQ – além de dezenas de colaborações para vários sites. E faço tudo isso e mais um pouco no Scream & Yell, site derivado de um fanzine que criei com um amigo em 1996, que é o local em que exerço o que mais gosto: pensar cultura. Tudo o que você precisa saber sobre mim está lá no Scream & Yell. O site está no ar desde 2000.

Que hardware você usa?

Em casa temos (eu e Liliane Callegari, fotógrafa, arquiteta e esposa) um computador que foi montado atendendo as necessidades (mais dela do que minhas): HD espaçoso, placa de vídeo especial, coisas assim que eu mesmo não entendo tanto (e que já começa a pedir uma atualização). Acaba sendo um computador para os dois, e isso às vezes gera atrito. Ainda temos outro computador (mais antigo) parado no outro quarto, que usamos raramente. Para viajar comprei um netbook LG X120, que se mostrou um excelente parceiro para os relatos diários (incluindo edição de foto: antes eu usava uma Canon PowerShot S2 IS, mas agora troquei por uma Canon PowerShot SX30 IS). Meu celular é um LG KP570 Touch Screen. A última compra que sacudiu a nossa casa foi uma Multifuncional Lexmark S308. Devíamos ter comprado antes.

E que software?

Meu navegador é o Firefox (odeio o Explorer e ainda não descobri o Chrome). Indispensável para o meu dia a dia são o Photoshop CS3 (que estou usando apenas desde o ano passado depois de casar com o Photoshop 6 durante anos) e o Word. O bloco de notas quebra um galho enorme também. Coisas simples. Para ouvir e editar sons uso o MP3DirectCut e os conversores Free M4a to MP3 Converter e AMR to MP3 Converter (para converter os arquivos de áudio de entrevistas do celular). Ouço música no WMP, sempre logado na Last.FM, e após 16 anos de Hotmail, cedi e estou usando um email Gmail atualmente (mas o Hotmail ainda está na ativa). Tenho Twitter, Facebook, Flickr e Orkut, embora já não use o último com a mesma frequência dos três primeiros.

Qual o seu setup dos sonhos?

Um que não trave e nem perca o material em que você está trabalhando sem motivo aparente (trauma de jornalista: muita gente não tem ideia dos computadores que são usados nas redações do Brazilzil). Que esteja online todo o tempo (reconhecendo quando você troca de rede - principalmente em viagem) e que não gaste tanta energia (risos). E que armazene automaticamente tudo que é importante (no mundo virtual) num grande backup a prova de HDs partidos, computadores roubados, incêndios e alagamentos. A morte de um computador é uma tragédia moderna.

Bia Kunze http://usaisso.com/entrevista/bia-kunze 2011-08-19T00:00:00-03:00 2011-08-19T00:00:00-03:00

Bia Kunze

Quem é você, e o que você faz?

Meu nome é Beatriz Kunze, sou cirurgiã-dentista especializada em homecare e, graças ao sucesso do meu blog Garota Sem Fio, tornei-me também consultora em tecnologia móvel. Aliás, é toda essa minha intimidade com a vida itinerante e dispositivos móveis, desde 2001 (quando ganhei meu primeiro Palm), que transformaram-me em referência nacional em mobilidade.

Assim, além do meu trabalho na área de odontologia com idosos e portadores de necessidades especiais, presto consultoria em mobilidade para profissionais liberais, empresários e executivos que buscam produtividade sem detrimento da vida pessoal. Afinal, mobilidade é liberdade. Também dou palestras em faculdades e instituições públicas e privadas por todo o país. Sou requisitada para falar sobre produtividade, tendências de mercado e diferenciação profissional – tudo ligado à tecnologia móvel. Também sou convidada por empresas de tecnologia a participar de eventos nacionais e internacionais sobre o tema.

Que hardware você usa?

Móvel, uso todos: iOS, Android, Blackberry, Windows Phone, Symbian. Já em desktop, me alterno entre Mac OS X e Windows 7.

E que software?

Meu combo de produtividade está centrado em: Omnifocus no Mac, Evernote em qualquer plataforma, MobileMe para PIM, Dropbox, Microsoft Office no Windows e no Mac, e MS Outlook no Windows.

Qual o seu setup dos sonhos?

O setup dos sonhos é qualquer um que não precise mais carregar bateria. Esse é o pesadelo de qualquer profissional móvel hoje em dia.

Mariana Marques http://usaisso.com/entrevista/mariana-marques 2011-08-17T00:00:00-03:00 2011-08-17T00:00:00-03:00

Mariana Marques

Quem é você, e o que você faz?

Sou inquieta, entusiasta do que é mais simples. Divido o tempo entre a escrita pro trabalho e a escrita pro que não é servil. Estou atenta ao bairro, à vizinhança, dedico tempo frequentemente a uma leve corrida sem relógio, sem iPod, sem celular. Tento desconectar quando é possível. Quando não é possível, aceito sem angústia. Nasci em 82, perto do mar, e perto do mar continuo.

Comecei a trabalhar com Internet em 99, quando ter conteúdo virtual era ter conteúdo fixo, pelo menos no meu mercado. Hoje sou analista e gestora de conteúdo digital, continuo trabalhando com publicidade (minha formação) e ministrando pequenos cursos na área de marketing digital. Em 2008, publiquei um livro.

Que hardware você usa?

Uso um MacBook Pro, um smartphone Samsung Omnia Pro (que cai no chão 3 vezes por semana, em média) e um iPad para curar a solidão das filas, salas de espera, noites insones.

Ando agarrada frequentemente a uma Canon G11, e por último herdei do meu pai uma Olympus Pen da década de 70. Começando a experimentar.

E que software?

Uso alguns aplicativos para geração de conteúdo (TweetDeck, Twitter for Mac), Chrome como navegador, algumas plataformas do Google para organizar a vida (Reader, Agenda, Docs). Tenho explorado o Evernote mas ele ainda não me pegou.

Estou sempre ligada no que acontece no Facebook, Tumblr e mantenho um blog usando o Wordpress. Também uso Posterous, para dividir coisas relacionadas à literatura, e estou in love com o Prezi, pra tornar a aula mais atraente.

Mantenho até hoje o hábito de escrever em papel alguns conteúdos que se referem mais à produção literária, ou uma construção de memória. Ainda escrevo diário, encho cadernos. Alimento um projeto pra resgatar e dividir caligrafias: o Tinteiro.

Qual o seu setup dos sonhos?

Como hoje desenvolvo muitos projetos de casa: uma casa que não fosse afastada da cidade, mas que tivesse uma cerca viva e espessa o suficiente pra abafar o som que vem da rua. Grandes janelas, rasgos nas paredes, piso contínuo, um andar suspenso. Uma enorme mesa para os co-workers e visitantes desenharem (não sei desenhar nem uma casinha), cadeiras confortáveis, vários computadores de tamanhos e pesos diferentes, uma boa câmera de vídeo, várias Leicas, portraits pendurados nas paredes, luz indireta, livros, uma enorme penteadeira, e, quase sempre, música.

VJ Pixel http://usaisso.com/entrevista/vj-pixel 2011-08-15T00:00:00-03:00 2011-08-15T00:00:00-03:00

VJ Pixel

Quem é você, e o que você faz?

As pessoas me conhecem como VJ Pixel, pois atuo desde 2003 com projeções de imagens em festas e shows. Como VJ, fui um dos pioneiros na região Nordeste e também no uso de software livre em minhas performances. Procuro pautar meu trabalho pela pesquisa e apropriação de conteúdo livre para criação de loops de vídeo e desenvolvimento de ferramentas para o universo do VJing. Fui responsável pela criação e articulação da rede brasileira de VJs (VJBR) e da Aliança do Vídeo Livre, coalizão de indivíduos e instituições que atuam no sentido de ampliar e difundir o empoderamento por meio do uso do audiovisual. Atualmente dirijo o memeLab.

Que hardware você usa?

Joysticks de videogame, filmadoras e outros tipos de câmeras, controladores MIDI, LEDs, DVD players, videocassetes, notebooks, mixers de vídeo, projetores, TVs e outros.

E que software?

Principalmente o LiVES, software de edição de vídeo que ajudo a desenvolver, rodando em GNU/Linux.

Qual o seu setup dos sonhos?

Um onde a projeção esteja em todas as partes e o público possa interagir de qualquer lugar.

Steve ePonto http://usaisso.com/entrevista/steve-eponto 2011-08-03T00:00:00-03:00 2011-08-03T00:00:00-03:00

Steve ePonto

Quem é você, e o que você faz?

Meu nome é Steve ePonto. Sou Creative FreakOut da Conspiração Concept. Meu trabalho é criar experiências envolvendo pessoas+vídeo+tecnologia. Seja dentro ou fora da Matrix. Eventualmente sinto falta do underground e faço um videoclipe

Que hardware você usa?

iPhone e iPad pra me mover e um Macbook Pro para as coisas mais pesadas. Eu costumava carregar um sketch book, mas tenho me forçado a trocá-lo pelo iPad pra diminuir a quantidade de coisas que carrego. Agora que chegou minha caneta oStylus, nem lembro onde deixei meu bloquinho de notas…

E que software?

haha pode parecer bobagem mas os softwares que mais uso são o Firefox e o Editor de Texto. 80% do meu trabalho é baseado na busca de informação, inspiração e referências.

A pergunta ideal aqui seria mais “Onde eu vou” do que “Como eu vou” ;-)

Alguns sites que costumo visitar são:

ilovenewwork.com, creativeapplications.net, create digital motion, motionographer, mashable, ideafixa.com, booooooom.com

Uma coisa que esqueci de falar é que sou viciado em Tags. Eu me forço a colocar ao menos 10 tags em qualquer coisa que vejo na internet. Assim tenho um banco de informações absurdamente grande sobre diferentes assuntos no meu Delicious. Tá aí, se eu fosse encarar o Delicious como um software, talvez ele fosse o que eu mais uso.

Depois que a idéia é concebida passo pra etapa de materialização. Essa é a etapa onde tento ilustrar a idéia da melhor forma possível pra que alguém a compre.

Pra isso parto de alguns rabiscos de cenário e wireframe no iPad usando o SketchBook Pro da Autodesk. Um app que tenho usado muito para desenvolvimento de texto é o PlainText. Um Editor de Texto conectado ao seu DropBox, é genial.

Depois que o rabisco tá feito passamos pro time de design que materializa a proposta usando Photoshop e Keynote.

Eventualmente temos que apresentar algum material de suporte em video, aí entra o FinalCut Eterno Amigo.

Já tentei por algumas vezes usar o iMovie no iPad mas acho esse software muito ruim. Não conseguimos nos entender. O app do Vimeo para iPhone tem me surpreendido na agilidade pra algumas edições simples. Vale experimentar.

Para descontrair e estragar suas fotos randomicamente, recomendo o Decim8. Usei na minha foto lá em cima ;-)

Qual o seu setup dos sonhos?

Toda vez que tô trabalhando me vem na cabeça alguma função utópica que tornaria minha vida muito mais fácil. Geralmente esqueço, mas ultimamente estou me educando para mandar esses feedbacks pras companhias desenvolvedoras dos apps na esperança que um dia realizem meus sonhos.

Algumas delas são:

  • um app que transforme meu iPad num tablet de desenho tão preciso quanto os tablets da Wacom.

  • um app que me permita registrar tags e a geotag de fotos que tiro e depois acessá-las pelo meu Delicious.

É impressionante como sou mais organizado no mundo virtual do que no real. Consigo achar em 2 minutos cenas de filmes que vi no youtube há 3 anos atrás. Mas não sei dizer em que gaveta está o cabo USB do HD.

Marco Gomes http://usaisso.com/entrevista/marco-gomes 2011-08-01T00:00:00-03:00 2011-08-01T00:00:00-03:00

Marco Gomes

Quem é você, e o que você faz?

Marco Gomes; 25 anos; empreendedor dedicado, nerd veterano, interneteiro profissional, cristão aprendiz, parkourzeiro amador.

Criei a boo-box, empresa de tecnologia de publicidade e mídias sociais - onde Publishers ganham dinheiro com anúncios em seus blogs, sites e Twitters - e Anunciantes falam com seus públicos-alvo em uma rede com 50 milhões de pessoas no Brasil. Sou também o personagem principal do livro “Brilliant, Crazy, Cocky”, de Sarah Lacy, sobre empreendedores de alto-impacto.

Que hardware você usa?

Minha mesa é muito limpa, tem apenas um porta retrato com esta foto e meu copo do Batman que me ajuda a beber bastante água durante o dia. Tento manter o ambiente vazio pois a organização me ajuda a produzir melhor.

Meu computador é um MacBook Pro 13” 2.7 GHz Intel Core i7, 4 GB RAM, 500 GB HD 5700 RPM, ano 2011. Preferi pegar um laptop de 13”, mais leve e portátil que o de 15” que usava anteriormente. Como tenho programado/layoutado cada vez menos e viajado/reunido cada vez mais, a portabilidade se tornou mais importante que o poder bruto.

Pra comunicação uso um iPhone 4. Usar um smartphone com Internet 3G mudou minha vida completamente, ter o poder de comunicação e informação na palma da mão alterou profundamente vários hábitos meus. Constantemente uso a o smartphone pra Agenda, Mapas, Wikipedia, informações da cultura pop, Twitter, câmera, Instagram, controlar finanças, jogos, comunicação pessoal, email, entre outros.

Tenho também um iPad 1, usado primariamente pra entretenimento. É onde vejo séries casuais (How I Met Your Mother, The Big Bang Theory), navego pela Web em casa, leio livros, artigos online e quadrinhos. Eventualmente uso o iPad, o app Writer e teclado bluetooth pra escrever artigos profissionais mais longos.

E que software?

Meu trabalho tem sido cada vez mais estratégico e executivo, portanto tenho usado muito o Apple Mail pra e-mail, Safari para navegar pela Web, Evernote pra anotar idéias e manter informações profissionais, Keynote para apresentações, Numbers, Pages e Google Docs para produzir documentos, iTunes pra manter a concentração :), Skype pra reuniões não-presenciais. Tenho programado cada vez menos, mas uso TextMate + Firefox quando programo.

Qual o seu setup dos sonhos?

Um iPhone que tenha saída pra monitor grande e me permita abandonar o laptop e andar só com 1 equipamento de bolso superpoderoso :)

Ou ainda melhor, um “sistema nas nuvens ubíquo”, que me permita ter todas as minhas informações, independente do equipamento que uso, com a experiência adaptada pra cada tipo de tela e dispositivo. Eu sei que isso já é possível com algumas adaptações aqui e acolá, mas estou falando de algo profundamente integrado, que me permita ouvir minhas músicas no carro mesmo que esteja sem o iPhone; que me permita acessar meus arquivos de trabalho exatamente como eles são mesmo que num computador de cybercafe sem as fontes e softwares que costumo usar. Seria muito prático ter um computador em casa, outro no trabalho, e eles serem exatamente iguais, com os mesmos arquivos, softwares, documentos, etc.